top of page
Cantautor, instrumentista, declamador e pesquisador 
 
Além das canções e "causos" também dedica-se à memória,
à literatura e á ciência da etnomusicologia.

percurso artístico

 

ALEXDUARTE atua como compositor, instrumentista, cantor e declamador. Sua atividade internacional abrange países da América do Sul, Europa, África e EUA. Seu 1° CD independente foi prensado com apoio do Banco de Minas Gerais e lançado em Curitiba com apoio do banco Caixa Econômica Federal. Participou de diversos festivais, tendo sido selecionado como finalista do 1º Festival Internacional da Canção Sul Americana 2007, sendo um dos representantes do Brasil na grande final realizada em Punta del Este, Uruguai, onde estiveram artistas de 10 países da América do ul. Além de atuar como solista em projetos autorais, também colabora em outros projetos como o grupo de música tradicional portuguesa “Toques do Caramulo”. Nesse âmbito tem se apresentado em Festivais e realizado concertos em diferentes países da Europa e África.

 

 

Prêmios

 

Atividades Musicais

 

 

 

 

 

percurso científico

 

PhD em Música

Universidade de Aveiro

 

Licenciado em Música

Univ. de Ouro Preto/MG

 

Pesquisas e publicações

na área da etnomusicologia

 

Curriculum Lattes

​Conheço o trabalho de Alex Duarte desde 2004, quando principiei a colaborar com a produção de seu CD.

A cada nova canção que trabalhávamos pude perceber a qualidade da sua música, amalgamada sobre uma sólida base sonora onde encontramos música medieval, cantadores, música mineira rock progressivo em profunda interação. Com certeza, um trabalho que terá seu lugar dentro da música mineira e brasileira.

José Eduardo Paiva​

Professor da Pós-Graduação de Música da Unicamp;​ produtor fonográfico da Polygram nos anos 80 e 90

Alex Duarte, utiliza o canto, violão, flauta, percussão e outros sons como intérprete e arranjador. Compositor de livre trânsito em múltiplas linguagens, vem resgatar uma linguagem musical e coloquial bastante particular de uma região da qual é bom conhecedor por ser de suas próprias raízes.

Sua intimidade e versatilidade com o idioma da melodia e do palavreado lhe permite reproduzir a riqueza que vive na memória daquele povo e alcança a sensibilidade de um público de amplas áreas.

Ian Guest​

Professor e músico responsável pelas edições da Revista SongBook - revista responsável por divulgar a produção musical dos​ principais artistas brasileiros

 

bottom of page