top of page

ATIVIDADES MUSICAIS


Entre 2009 e hoje: tem se apresentado em concertos solo ou como participante convidado em concertos de outros em Portugal, Espanha, Alemanha, Inglaterra e Escócia.
2010: atuou como guitarrista e flautista na peça teatral “O que faz falta” no Teatro Villaret em Lisboa durante temporada de 2 meses.
2004 a 2008: Apresentações musicais com o espetáculo “Cancionêro dos Pé de Minas” circulou por 5 anos com o apoio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura em 24 cidades de Minas Gerais, projecto esse que proporcionou outras apresentações em importantes Teatros de diferentes estados brasileiros, a saber: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Bahia e Brasília (Distrito Federal); além de experiências internacionais como Chile, Argentina, Uruguai e em 2009 em Portugal (Famalicão da Serra e Festival de Artesanato em Estoril), Inglaterra (apresentações em Londres como solista e participação em concertos do grupo Natema), Escócia (Edinburgh, jam sesscion no Royal Pub), Espanha (Madrid, participação no concerto do músico flamenco Amir Haddad).
O show circulou em mais de 40 cidades atingindo um público de 10.000 pessoas.


Outras Apresentações:
IV Encontro Nacional de Violeiros (Ribeirão Preto/SP); Sesc Campinas e Biblioteca de Jacutinga: Participação no Concerto de Roberto Bach; Participação no show de Paulinho Pedra Azul; Casa de Gonzaga (Ouro Preto/MG): Execução musical na entrega do título Doutor Honoris causa a Milton Nascimento. Luxor Hotel (Ouro Preto/MG): Execução musical na entrega do Prêmio “Nicolau Neto” ao ator Carlos Vereza; Festival da Canção Tio Panga (Congonhas do Campo/MG).
Apresentações em programas de TV brasileira: Rede Globo, Viação Cipó no SBT, TV Educativa, TV Bandeirantes, Rede Minas, Programa “Arrumação” do Saulo Laranjeira (Rede Minas e TV Alterosa), TV Uni-BH e Rede Record.   

ALEXduArte, Doutor em Etnomusicologia pela Universidade de Aveiro/Portugal e graduado em música pela UFOP - Ouro Preto/MG -, vem conciliando trabalho artístico e pesquisa acadêmica em seus projetos.

Com o espetáculo cênico-musical "Cancionêro dos Pé de Minas" circulou por 5 anos consecutivos com aprovação da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, totalizando apresentações em 8 estados brasileiros, além de uma trajetória internacional que inclui (na América do Sul) Uruguay, Chile e Argentina; e (na Europa) Portugal, Espanha, Alemanha, Inglaterra e Escócia.

Como pesquisador apresentou este trabalho em Conferências em Portugal, Espanha, Grécia e EUA, além do Brasil. O show circulou em mais de 50 cidades, atingindo um público de 10.000 pessoas.


Lugares significativos por onde já circulou o show no Brasil: Sala Cássia Eller – Complexo Funarte (Brasília/DF), Caixa Cultural (Curitiba/PR), Teatro Palácio das Artes (Belo Horizonte/MG),  Centro Cultural (Carbonita/MG), Sesc Laces (Bom Despacho/MG), Teatro SESI (Piracicaba/SP), Centro Cultural (Contagem/MG), Palácio das Artes (Vespasiano/MG), G.L.T.A. (OP/MG),  Assembléia Legislativa (BH), Igreja de Nossa Senhora do Amparo (Diamantina/MG),  Igreja do Rosário (OP/MG), Biblioteca Municipal (Jacutinga), Teatro da Belgo (Sabará/MG), Salão (Santos Dummont/MG), SESI (João Monlevade/MG), Salão Paroquial (Martinho Campos/MG), Salão (São José do Goiabal/MG), Teatro SESI (Vitória/ES), Tenda da Unimed (Cariacica/ES), Tomate Seco (Londrina/PR), IV Encontro Nacional de Violeiros (Ribeirão Preto/SP). E cidades como Paraty – R.J, Iriri – E.S, Arraial d’Ajuda e Trancoso – B.A.


Este trabalho tem se apresentado em diversos programas de TV como Viação Cipó no SBT, Rede Globo, TV Educativa, TV Bandeirantes, Rede Minas, Programa do Saulo Laranjeira “Arrumação”, TV Uni-BH e Rede Record. O CD “canteiro de bálsamo” que contém canções do repertório do show foi lançado em 2006 com apoio do BDMG Cultural, e tem sido tocado em diversas rádios comunitárias e on-line como Rádio USP, Maringá FM, Rádio CBM Londrina, Rádio Assembléia BH; em Vitória Rádio Universitária e Tribuna AM; em Curitiba na Lúmen FM, Universitária FM, Rádio Educativa AM e FM; em Brasília na Rádio Nacional e Transamérica; e outras no interior de Minas Gerais, além de rádios em países como EUA, Alemanha, Portugal, Inglaterra, Argentina, França e Sérvia.

bottom of page